segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NO JARDIM


A história da criação na visão bíblica é encantadora (que me desculpem os cientistas, mas a história do Big bang não tem poesia, não tem graça nenhuma!). Imagine o caos, a terra sem forma e vazia, e então o Criador disse: Haja luz! E houve luz fazendo separação da luz e das trevas, do dia e da noite. E fez separação das águas, criando os mares e a terra. A terra que acolheu sementes de ervas e árvores frutíferas de várias espécies. E criou os lumiares para alumiar a terra, e fez o sol para governar o dia e a lua para governar a noite juntamente com as estrelas. E criou os animais dos mares, as aves para voarem sobre a face da expansão dos céus e plantou um jardim. Do pó da terra criou o homem e o pôs no jardim para o lavrar e o guardar. E da costela do homem formou uma mulher, pois viu que não era bom que ele estivesse só. No jardim eles tinham a experiência da comunhão com Deus e com toda a sua criação. Mas, ao sairem do jardim, foram perdendo esse contato profundo, se acostumando a viver fora dele e a nem percebê-lo mais. Hoje, diante de tanta tecnologia, do crescimento urbano acelerado, o jardim não tem muito atrativo e não tem lugar na vida agitada das grandes metrópoles. Muitos querem que as árvores sejam cortadas e reclamam que suas folhas e flores sujam as calçadas, seus galhos atrapalham os fios e postes de luz, suas raízes danificam calçadas e ruas. Os rios e as chuvas são vistos como vilões, responsáveis pelas enchentes. Os raios solares causam câncer de pele...O que fez o homem do jardim para torna-lo tão perigoso? O que fez o homem de suas árvores, de suas águas e de seus animais? Desmatamento, poluição das águas dos rios e mares, matança de animais... são tantas espécies em extinção! O homem perdeu o contato profundo com os elementos da criação que se encontram no jardim: terra, água, fogo e ar. E sem um jardim para lavrar e para cuidar, ele procura em vão o sentido para a vida. Esqueceu-se de que, quando estamos em conexão com a maravilhosa obra da criação, estamos em conexão com Deus, com nosso eu, com o outro, com a vida e jamais estamos sozinhos. Somos presenteados, a cada dia, com momentos inesquecíveis e aprendemos que a beleza da vida não pode ser comprada nos grandes shoppings, pois nos é oferecida gratuitamente desde que tenhamos olhos para vê-la. Apesar dos maus tratos a natureza insiste em fazer-se presente em nosso dia-a-dia, através de um pássaro que voa, de uma flor que se abre, da árvore que nos oferece seus frutos, da chuva que cai molhando a terra, do vento que sopra, da água que corre dos rios em direção ao mar, do sol que nasce e se põe nos dizendo: a vida é curta! Coloquem o olhar nas coisas que realmente têm valor. Voltem ao jardim!
Voltar ao jardim, mesmo que seja por alguns instantes do seu dia atribulado, é um convite. A princípio, um convite sem graça e careta, mas irrecusável se você se dispuser, cada vez mais a caminhar em busca de SER um com o jardim!
OBS: Ganhei a Gardênia da minha querida amiga Josete Zimmer que muito tem me ajudado a vencer as barreiras da Informática. Grata, pois ela já floresceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário