quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A ARTETERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS EDUCADORES



O Projeto de Arteterapia para os educadores vem sendo desenvolvido na EMEF Teófilo Benedito Ottoni desde o ano de 2003 e, passou a ser parte integrante do Projeto da Escola, uma vez que este tem como uma de suas ações a promoção da qualidade de vida dos educadores.
Fui Coordenadora Pedagógica na escola durante 13 anos, e isso favoreceu a implantação do projeto, que contou com o apoio da Direção, Coordenação e dos professores que confiaram no meu trabalho.
Mesmo tendo me aposentado em 2009, continuo realizando o projeto como voluntária, o que faço com muita alegria, prazer e satisfação, pois sei o quanto esse espaço é importante para que os educadores possam ter uma melhor qualidade de vida.
Creio que este espaço é de suma importância uma vez que possibilita crescimento pessoal e profissional, contribuindo para aliviar o stress, promover saúde, despertar e expandir a criatividade, ampliando a percepção e a imaginação, favorecendo melhor compreensão da realidade (em todos os sentidos), e a mudança de postura em sala de aula, com rompimento de padrões repetitivos para dar margem a novas descobertas e novas práticas.
O grupo tem me emocionado pelo nível de envolvimento, seriedade e participação no projeto, e isso tem alimentado constantemente a minha paixão por esse trabalho e me movido a dar o melhor do meu ser como arte terapeuta procurando desenvolver as atividades com profundidade e qualidade.
Mesmo com a minha crença no poder transformador da Arteterapia, ainda fico perplexa diante do que tenho presenciado nas vivências do grupo e no processo de cada integrante. As transformações vão ocorrendo de uma forma tão rápida, com tamanha profundidade e “belezura” que fica difícil colocar em palavras. Há algo que acontece para além do que pode ser descrito, que pertence ao campo do sentir, do mover de energias, que se instauram no grupo nos encontros realizados. Através de cada vivência, os professores têm a oportunidade de se mostrarem como pessoas, de expor sentimentos livremente, chorar, compartilhar suas dores, medos e angustias, mas também de contar suas histórias de vida, manifestar seus sonhos, suas alegrias e suas descobertas.
Cada integrante vai encontrando o real sentido de pertencimento a um grupo o que possibilita o fortalecimento dos vínculos afetivos, da união, solidariedade. Como seres humanos passam a compartilhar, não só projetos de ensino, mas também projetos de vida.
O potencial criativo, que pode ser resgatado através da Arteterapia, possibilita a cada um “estar no mundo” dando um real significado á sua existência.
Todo Projeto de Escola deveria ter como meta a promoção da saúde, da qualidade de seus educadores, o que aliás deveria ser meta da Secretaria de Educação, pois qualidade de ensino requer, em primeiro lugar, valorização dos profissionais e melhores condições de trabalho e creio que isso inclui os aspectos emocionais tão negligenciados na educação, mas que, no entanto, permeiam todo o processo de ensino aprendizagem.
Pintura : Profª Mª Aparecida Prado participante do grupo de Arteterapia

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