sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OFICINAS CRIATIVAS


O Projeto de Arteterapia que desenvolvo na "EMEF Teófilo Benedito Ottoni" foi sistematizado a partir da metodologia das Oficinas Criativas proposta pela Dra Cristina Dias Allessandrini do Alquimy Art.
As vivências, através da Oficina Criativa, têm uma enorme contribuição para a Arte Terapia, pois propiciam a proximidade do ser consigo mesmo, através das seguintes etapas:
1- Sensibilização: momento em que o sujeito estabelece uma relação diferenciada de contato com o mundo, apoiando-se na sensibilidade e percepção de seu eu e dos objetos que o cercam através de atividades que visam a vinculação do sujeito com a situação. Nesse momento o cliente é convidado a tocar o “si mesmo” – o seu mundo Intra e para isso as estratégias poderão apoiar-se em exercícios lúdicos, em atividades corporais, em observação dirigida ou sugerida, em construções do imaginário.
2- Expressão livre: expressão da experiência vivida, de seu pensamento e sentimento por intermédio de uma linguagem não verbal com uso de técnicas e materiais artísticos diversos: pintura, argila, desenho, etc... Nesse momento o sentimento eclode como imagem interna e toma forma.
3- Elaboração da expressão: quando ocorre o aprimoramento da linguagem escolhida pelo cliente que “re-elabora” ainda de forma não verbal, o conteúdo emergente nas etapas anteriores retrabalhando as figuras e formas, dando-lhes mais contornos, linhas e cores.
4- Transposição para a linguagem verbal: há um “re-significar” do processo e a imagem interna sugere a criação de mensagens e textos e pensamentos, poemas e histórias podem ser escritos.
5- Avaliação: retomada do processo que permite a conscientização e percepção crítica do indivíduo na aquisição de novos conhecimentos. É o tempo de olhar e poder “re-ver” cada etapa, re-elaborando conteúdos ainda não explicitados, ou avaliando a dimensão de significado simbólico da totalidade da experiência vivida.
(ALLESSANDRINI,1996 p.41 a )


As Oficinas Criativas também foram por mim utilizadas nos Grupos de Formação para os professores na própria escola, favorecendo ampliando a percepção e possibilitando a manifestação das diferentes formas de expressão.

Um comentário:

  1. Oi Cris!
    Tive o privilégio de ser uma participante de suas oficinas, e nelas, aprendi a ser mais tolerante e paciente. Desenvolvi a minha sensibilidade de modo a iniciar um processo de criação do qual ainda tenho muito que melhorar!
    Obrigada, Cris!

    ResponderExcluir